Pesquisar
Close this search box.

Agricultura familiar debatendo algumas ações visando cada vez mais o fortalecimento do setor

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Na quarta-feira (29), no auditório da Secretaria de Educação, ocorreu apresentação parcial dos resultados 2023 do SEBRAETC/Palmas. Fez parte da apresentação resultados das primeiras visitas (gargalos tecnológicos); oficina entre produtores e nutricionistas, com a discussão de alguns temas, entre eles o Chamamento 2024 com o grupo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); acesso a mercados e seus desafios; associação e cooperativismo; oportunidades de novos negócios, palestra com o presidente da Cooperativa de Produtores Hortifrutigranjeiros de São José dos Pinhais (COOPHORT).

O diretor de Agricultura e Pecuária, Gabriel Anschau, comentou sobre a apresentação desses resultados e ainda sobre dois projetos da agricultura familiar em parceria com a Prefeitura de Palmas e as secretarias de Educação e Agricultura. “Agricultura familiar vem se desenvolvendo há alguns anos no município, as políticas públicas são referências na região. O projeto Agente Local de Inovação (ALI), em parceria com o Sebrae, foi realizado um trabalho nas propriedades, sobre a gestão. O Programa de Apoio Direto a Inovação (PADI), com apresentação dos resultados positivos. Para o agricultor é muito bom essas iniciativas, em contrapartida, também para o público beneficiado”, observou ele.

Destacou também o valor superior a R$ 1,2 milhão movimentado somente pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no município. Citou também a parceria da municipalidade com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

“Os agricultores movimentam seus produtos, movimenta o comércio, temos a Feira do Produtor, a secretaria de Educação, que adquire os alimentos. O dinheiro que entra para eles, conseguem crescer. Hoje, tem cerca de 100 produtores, apresentei uma proposta a eles. A iniciativa pública é torná-los cada vez maiores”, complementou o prefeito de Palmas, Dr. Kosmos.

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha