ACEPB será pioneira no Brasil ao receber Selo de Boas Práticas contra Violência à Mulher

ACEPB será pioneira no Brasil ao receber Selo de Boas Práticas contra Violência à Mulher
Divulgação/ACEPB
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

O Governo do Paraná entregará no próximo sábado (14) o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres para a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). A ACEPB será a primeira associação comercial do Brasil a ser certificada com essa distinção. A entrega ocorrerá durante a abertura da 16ª edição do Fórum da Mulher Empresária de Pato Branco.

O evento contará com a presença de Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; Paola Batistella, presidente da Faciap Mulher; a delegada Keila Mafiolett; e a empresária e ativista social Luiza Brunet, que também é embaixadora do Instituto Nós Por Elas. A iniciativa é organizada pelo Núcleo da Mulher Empresária (NUME) da ACEPB, com apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

O fórum debatirá as diferentes formas de violência contra a mulher – física, psicológica e moral – e o papel das empresas no acolhimento e suporte às colaboradoras que vivenciam esse tipo de realidade. “A ACEPB será a primeira associação comercial e empresarial do Paraná a receber o Selo, que reconhece as iniciativas de combate à violência contra a mulher. Todo espaço, fórum e iniciativa pública e privada voltada ao empoderamento feminino merece ser valorizado e fomentado. É por isso que o governo do Paraná, por meio da Semipi, se faz presente e incentiva a realização de eventos como o Fórum da Mulher Empresária de Pato Branco”, afirma Leandre.

Segundo a secretária, o Selo busca incentivar as empresas associadas à ACEPB a adotarem esse modelo de boas práticas. “Quando pensamos que alguns casos de violência contra a mulher envolvem o ambiente de trabalho, agressor e vítima podem passar oito horas diárias convivendo num mesmo espaço. É essencial que as empresas se tornem um ativo na rede de cuidado, com ações do RH, denúncias e ações de comunicação não violenta, que aumentem a segurança das mulheres em seu ambiente de trabalho”, reforça.

Keila Hostapiuk, presidente do Núcleo da Mulher Empresária da ACEPB, destacou que o Fórum tem como principal foco a conscientização sobre as formas de violência enfrentadas por mulheres. “Não só a violência física, mas também a psicológica e a moral. Uma das novidades desta edição é o foco em auxiliar as empresas no pós-ocorrido”, enfatiza. Ela aponta que muitas empresas enfrentam dificuldades em saber como proceder ao tomar conhecimento de casos de violência envolvendo suas colaboradoras. “É uma das dores, que não sabem o que fazer depois de descobrir o que aconteceu com a colaboradora ou com alguém que sofreu violência. E a gente vai auxiliar nessa situação”, salienta.

O evento também terá a participação do Sebrae/PR, que apoia as iniciativas da ACEPB. A programação inclui palestras de especialistas, apresentações artísticas, sorteios, premiações e oportunidades de networking durante o almoço e o coffee break.

As inscrições para o 16º Fórum da Mulher Empresária estão disponíveis no site da ACEPB e no perfil no Instagram do Núcleo da Mulher Empresária. Além das discussões sobre violência contra a mulher, o fórum abordará questões relacionadas ao posicionamento e à postura no mundo corporativo. Com a presença de palestrantes renomados, o evento espera atrair cerca de 250 participantes, oferecendo um espaço de aprendizagem, apoio e fortalecimento para as mulheres empresárias e profissionais de Pato Branco e região.

O Governo do Estado, por meio da Semipi, aderiu formalmente em 2024 ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres em parceria com empresas públicas e privadas. O Selo, criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto NPE, conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A certificação reconhece publicamente instituições governamentais, empresas e entidades do setor privado comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra a mulher.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha