ACAMSOP apresenta dados e discute alteração do número de vereadores em Assembleia

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Na quarta-feira (26) a Associação das Câmaras de Vereadores do Sudoeste do Paraná – ACAMSOP, realizou Assembleia Extraordinária com a diretoria e associados para fazer uma prestação de contas e debater assuntos de interesse do Legislativo. Além da apresentação do balanço financeiro da entidade, o principal assunto foi a alteração do número de vereadores por conta do aumento populacional. 13 municípios da região podem passar por esse processo. A maioria deles pode ir de 9 para 11 vereadores, dois deles podem ter até 15 e Beltrão e Pato Branco podem ter até 17 vereadores.

Com representantes de várias Câmaras, o assunto foi amplamente debatido e dúvidas foram tiradas. O prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que já foi vereador, foi convidado e também manifestou apoio ao processo de alteração do número de legisladores.

A direção da ACAMSOP Também apresentou e justificou o parecer favorável à essas alterações no número de cadeiras, principalmente por conta do aumento da representatividade política que a população terá com mais representantes no Legislativo. O assunto será tratado individualmente por todas as Casas com essa possibilidade e uma nova assembleia ficou marcada para o próximo mês para encaminhar os projetos e alterações internas nas câmaras para que a medida seja possível.

Municípios que podem alterar o número de vereadores

Nos 42 municípios que integram a região, o total atual de legisladores municipais é de 388 e, de acordo com a lei, esse número pode ser alterado para 422, ou seja, 13 municípios podem alterar o número de cadeiras nos Legislativos Municipais. Nove deles, atualmente, tem nove vereadores e podem ter até 11: Ampére, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Mangueirinha, Marmeleiro, Realeza e Salto do Lontra. Já Palmas também tem nove e pode ter até 13 vereadores. Outros dois municípios têm, atualmente, 11 vereadores e também podem alterar: Dois Vizinhos pode ir de 11 para 13 cadeiras na Câmara, e Pato Branco pode passar de 11 para 17. Já Francisco Beltrão, atualmente, tem 13 e pode ter até 17. Santo Antônio do Sudoeste se mantém com 11 e os outros 28 municípios se mantém com 9 vereadores cada. Assessoria: ACAMSOP.

Imagem de destaque - TV A Folha