Pesquisar
Close this search box.

A importância da leitura e a disponibilização de espaços adequados

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de (09) de abril de 1980, com início em (23) de outubro e término em (29) do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980.

Sobre estes dois temas, a reportagem entrevistou a diretora do departamento de Cultura, Cassimara Longhi e o professor, Jaison Crestani.

 

Destaca-se que recentemente, foi inaugurado na Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, o Espaço Kids, um local direcionado para a leitura das crianças.  A diretora, ressaltou que o local é destinado para os pequenos leitores. “Era um grande sonho e projeto da administração, para estimular o hábito da leitura neste público alvo”, orientou ela e mencionou sobre a importância do hábito da leitura que fortalece a opinião própria e o poder de decisão. “A leitura abre nossos horizontes e a Biblioteca é um lugar de muito conhecimento. Destaco também que temos um espaço destinado aos escritores palmenses, com muitas obras e no que se refere a inclusão, há uma estante com livros em braile, com grande variedade”.

Leitura

A leitura é uma forma super sofisticada de uso da linguagem, extremamente importante, é um diferencial no aprendizado de qualquer disciplina escolar e no exercício da cidadania”, observou o professor Jaison Crestani e ressaltou que a leitura se tornou mais acessível na atualidade graças a tecnologia. “Hoje, temos mais oportunidades de nos tornarmos grandes leitores, porém, o problema é que somos bombardeados o tempo todo com textos de má qualidade, por isso devemos ser seletivos, pois, a leitura transforma a vida das pessoas, é uma filosofia de vida”, enfatizou e completou, “tudo que se constrói através da leitura, nada destrói, sempre vai lhe pertencer”.       

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha