Aluno do Colégio Dom Carlos foi contemplado por programa do Governo do Estado para intercâmbio 

erinéia
Compartilhar

O aluno do Colégio Dom Carlos, Renato de Campos Chechonke, 15 anos, que frequenta a 1ª Série, foi contemplado através do Programa do governo do Estado, Ganhando o Mundo.

Chechonke, que ainda não sabe qual país irá visitar, revelou que está feliz por ter sido o escolhido e diz entender que será uma experiência ótima. “O intercâmbio irá facilitar mais o entendimento de uma nova cultura, porque gosto das aulas de História, Geografia e Filosofia. Alguns países, posso escolher onde estudar”, assinalou ele e mencionou que espera ser professor de História e também deixou o seguinte recado: “o estudo transforma”.

A diretora do Dom Carlos, Karine Ertel, comentou que este programa teve início há alguns anos onde é oferecido bolsas de estudos aos excelentes alunos de suas instituições de ensino para que façam uma viagem ao exterior. “Estamos felizes porque o nosso aluno foi selecionado na primeira etapa. A seleção foi através de uma inscrição, foram selecionados alguns alunos e depois realizado trabalho com a equipe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco. Utilizados como critérios, a frequência, notas e o resultado da Prova Paraná +”, destacou a diretora e ressaltou a importância para a instituição a escolha do aluno. “Foi uma alegria e um reconhecimento de todo o trabalho, é importante sabermos que existem alunos capazes na instituição e que poderemos ir além”.

A diretora divulgou que uma aluna ainda tem a probabilidade de ser escolhida, pois, está em 6º Lugar, “em todo município ainda restam três vagas”.

Ganhando o Mundo  

O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Destinos

Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

 

TV A Folha