Na quarta-feira (16), na Acipa, ocorreu solenidade militar alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, Patrono da Polícia Militar. A 12ª Cia Indep da PM, comandada pelo Cap Bueno, promoveu ato solene com a participação dos alunos do Colégio Cívico Militar Monsenhor Eduardo, duas alunas colocaram flores no busto do homenageada. Também participaram do ato, a delegada da DP, Drª Alini Simadon, Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bannake e convidados.
“Esse ato solene foi realizado em todo o Estado do Paraná, justa homenagem ao nosso herói Tiradentes, com os seus atos históricos, merece de maneira honrada ser lembrado como Patrono das Polícias do Brasil”, comentou Bueno e destacou a participação dos alunos do Colégio Cívico Militar Monsenhor Eduardo e autoridades da comunidade local.
O Cap, explicou ainda que fez parte da solenidade a leitura da Ordem do Dia, um texto expedido pelo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva, explicando o valor histórico da homenagem e também um adendo da maçonaria, haja, vista que a própria Inconfidência Mineira foi um movimento com forte influência maçônica.
Bueno, lembrou também que anteriormente, para esta solenidade se deslocava a Pato Branco, pois, a Unidade Militar de Palmas fazia parte do 3º Batalhão, “desde que desvinculamos, realizamos no município a solenidade, é um motivo de orgulho e vamos continuar a marcar todas essas datas históricas, agora é um caminho sem volta. Todas essas datas históricas em que temos solenidades pela Polícia Militar do Paraná, será em Palmas, trazendo a comunidade para vivenciar esses momentos, principalmente, aos alunos do Cívico Militar, é muito positivo para a formação deles”, reiterou.